Deficiências Múltiplas

OBJETIVO DO CURSO

O curso visa a capacitar professores, pedagogos, psicólogos educacionais e outros membros das escolas a: 1) conhecer as diferentes formas de deficiência 2) identificar as potencialidades nas diferentes deficiências 3) sensibilizar e disseminar a política de construção de sistemas educacionais para todos.

ESTRUTURA DO CURSO

O Curso terá a duração de quatrocentos e oitenta horas (480hs) semi-presenciais, ficando o restante da carga horária a ser desenvolvida sob a orientação de uma equipe de professores Orientadores de Monografia do Quadro Docente da  Instituição. O Curso está dividido em 10 disciplinas incluindo a carga horária destinada à orientação de Monografia. (TCC- Trabalho  de Conclusão de Curso )

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

1. Metodologia Aplicada a Pesquisa Cientifica

48 H/A

2.   Neurobiologia e formas de aprendizagens

múltiplas

48 H/A

3.   Deficiência Auditiva (Libras)

48 H/A

4.   Distúrbios da Comunicação

48 H/A

5.   Deficiência Mental

48 H/A

6.   Deficiências Físicas

48 H/A

7.   Deficiências Múltiplas

48 H/A

8.   Autismo e Conduta Atípica

48 H/A

9.   Intervenção  às Famílias dos Excepcionais

48 H/A

48 H/A

10.  Elaboração e Apresentação de Monografia

48 H/A

TOTAL

480 H/A

As disciplinas   “Altas Habilidades ( superdotação) e “Aspectos preventivos  dos atrasos  desenvolvimentais” serão consideradas optativas,sendo ministradas sob a forma de Seminários.

PERÍODO  E HORÁRIO


Encontros quinzenais, ou mensais a definir, de acordo com disponibilidade do Quadro de Professores da Instituição. Cada disciplina terá 02 encontros presenciais obrigatórios, em Calendário  a ser elaborado pelo departamento de Pós-Graduação.

AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se-á por meio de trabalhos e tarefas didáticas a serem apresentadas ao término de cada uma das disciplinas e a partir da orientação do corpo docente por meio de resenhas ou trabalhos outros de similaridade pedagógica. A média a ser alcançada deverá ser 7 (sete) tanto nos trabalhos como na Monografia, de acordo com as normatizações da ABNT.

PÚBLICO-ALVO

Graduados em qualquer área que tenham interesse em especializar-se em Educação Especial, especialmente aos profissionais da área de Educação e Saúde.

MATRÍCULA

Ficha de Inscrição, anexo I, Curriculum Vitae, cópia simples do Diploma e Histórico Escolar de Graduação, duas fotos 3x 4, cópias de documentos pessoais e Comprovante de Residência.

INVESTIMENTO

O candidato deverá pagar o valor de R$ 100,00 de matrícula no ato de sua inscrição + 12 parcelas fixas no valor de R$ 250,00 a serem pagas em mesmo dia com intervalo mensal e de acordo com cláusulas constantes no contrato avençado no anexo II. Caso o aluno esteja amparado sob o sistema de convênio, terá um desconto de até 20% sobre o valor das parcelas. O valor do investimento também poderá sofrer deduções, caso o número de parcelas seja reduzido.